sexta-feira, 8 de março de 2013

NÃO ME DESEJE FELIZ DIA DA MULHER!







Não, não me deseje feliz dia da mulher!
Enquanto houverem mulheres oprimidas esse desejo soa como palavras vazias, é mais um "bom dia" ao passante a quem nunca se viu mais gordo...
Não, eu não aceito essa canção estrangeira que não foi escrita para mim. Feliz?! Que felicidade é essa?! Felicidade de trabalhar o dia todo e ainda depois da (primeira) jornada, ter de estar linda, perfumada, elegante, bem humorada, magra, gostosa e pronta para o sexo?! Da obrigação em ter orgasmos múltiplos e sorrir como se fosse a dona do mundo, só porquê assim dizem as revistas femininas que uma mulher deve ser?! Há que ser a Nobel da Paz em compreensão, a modelo internacional em beleza, super mulher em todos os quesitos e ninfomaníaca insaciável para manter a auto estima de seu homem, e o relacionamento... Ter o corpo perfeito daquela atriz que ganha os tubos para passar o dia na academia, o rosto daquela outra beldade que usa as maquiagens de última geração e ainda tem o Photoshop sempre de prontidão para tirá-la do patamar das reles mortais, os cabelos da estrela de comercial de shampoo. Se privar dos pequenos prazeres a troco da próxima dieta da moda que promete que desta vez o milagre vai acontecer e você vai acordar a mais nova diva encarnada. Ser a chef de cozinha do lar, a melhor arrumadeira, a mãe mais carinhosa, a psicóloga, enfermeira, professora, agente de recreação, secretária, analista de riscos e mais o que a necessidade dos seus pedir, assim, just in time, 24X7! Preferencialmente de salto alto e sorriso nos lábios. Não importa se tem cólicas, está de TPM, teve um dia ruim, está doente, com gripe ou o coração partido. Ah! E ainda tem ser profissional competente, estar no topo, ser a mais mais. É essa a idéia* de mulher que nos jogam goela abaixo dia sim e dia também.
Não, eu não me candidatei a essa vaga! Não comprei ingresso para assistir esse filme. Não quero esse posto, ninguém me coloca essa faixa, nem essa coroa (de espinhos) e nem esse fardo que tantas outras aceitam iludidas pelo falso glamour. Isso é felicidade?! De quem?!
Não, não me deseje feliz dia da mulher!
Não enquanto houverem mães chorando por seus filhos roubados, para serem mercadorias, ou seqüestrados pelas drogas. Não quando crianças pedem esmolas ou dão espetáculos mambembes nos faróis de cada esquina... Não enquanto meninas forem vitimas de abuso infantil, enquanto houver trabalho escravo, enquanto mulheres forem mortas "por amor" ou em "defesa da honra". Que honra pode ter um assassino?! Que honra tem um homem que avilta, abusa das mais covardes formas de sua parceira?! Pois sim, mais de 75% dos casos de violência são cometidos pelo parceiro íntimo da vítima.
Quem há de ter um feliz dia da mulher?! Quem nessa terra o terá, enquanto "entre 500 mil e 2 milhões de pessoas são traficadas anualmente em situações incluindo prostituição, mão de obra forçada, escravidão ou servidão, segundo estimativas." Sendo que,"mulheres e meninas respondem por cerca de 80% das vítimas detectadas", segundo dados da ONU.
Não há perspectiva de um feliz dia PARA a mulher quando se sabe que a cada dois minutos, cinco mulheres são espancadas no Brasil. Enquanto gestantes sofrem violências, enquanto hospitais públicos não tem capacidade de oferecer a elas um leito para um parto decente, e muitas vezes seus bebês pagam com a vida ou ficam com seqüelas desses descasos. Enquanto uma mamografia pela rede pública demora meses para ser feita. Enquanto ela não tem poder para decidir sobre seu próprio corpo e tem de se submeter a um aborto clandestino e ficar estéril ou morrer nas mãos de um carniceiro qualquer ou de uma "curandeira". Não há como ser feliz em SER mulher privada de seus direitos básicos.
Em que dia será possível ser feliz sabendo-se que há mulheres mães em tantos cantos do mundo com fome, fome extrema, tanta que não conseguem produzir leite em seus seios e vêem seus bebês morrendo de inanição?! Enquanto são infectadas com doenças como AIDS por seus parceiros, aqueles que deviam protegê-las ao invés de expô-las a riscos como esse?!
Não há felicidade que resista a saber que mulheres sofrem assédio sexual e/ou moral em seus ambientes de trabalho. Exercem com competência , não raro, mais de uma função e ainda assim recebem salário inferior ao dos homens... São discriminadas e por vezes preteridas ou dispensadas passado o período que a legislação assegura no pós maternidade...
Também não há como se orgulhar quando a própria mulher se presta, por vontade própria, ao papel de se coisificar, ser outdoor de qualquer produto como se fosse meramente uma bunda ou um par de peitos. Uma mercadoria barata. O corpo feminino é belo, belíssimo, mas ser mulher é mais do que exibi-lo. É mais do que dar força a um estereotipo non grato.
Que geração poderá honrar o sangue derramado das trabalhadoras russas e nova-iorquinas cuja luta se faz referência nesse dia?! E o sangue e a dor de tantas outras desconhecidas, mas cujo fardo é o mesmo?! A mesma luta!
Não, não torne comercial (essa data) aquilo que não tem preço, aquilo que nada paga senão a justiça.
Não, não me ofereça rosas vermelhas, eu já tenho meus próprios espinhos além dos que a vida já se encarregou de me impingir por ser mulher. Não, o vermelho já escorre por minhas veias e em alguns dias do mês por entre minhas pernas, isso não me deixa esquecer de minha condição. E eu não me envergonho dela e não aceito a pequenez que muitos a ela atribuem. Não nascemos de uma costela masculina, os homens é que nascem de nossos úteros. Isso não pode ser esquecido e merece ser exaltado.
Não, não me deseje feliz dia da mulher! Não me dê flores, me ofereça seu respeito! Mas não o quero só hoje, MEREÇO durante todos os dias do ano!
Terei um feliz dia, quando não mais precisar de um dia para que meu gênero ou qualquer outra minoria seja lembrada com respeito. Terei uma feliz vida, quando todos nós não precisarmos mais de classificação além da única que realmente importa e que é comum a todos, a de humanos.
Enquanto isso não acontece, não me dê parabéns, me dê respeito e dignidade. E nunca, jamais, sob hipótese alguma, me deseje feliz dia da mulher!




*Sei que segundo o Novo acordo ortográfico da língua portuguesa, idéia não tem mais acento agudo na letra e. Também não se usa mais o trema, que acho charmoso. Porém, o corretor do Word faz aquele sublinhado vermelho irritante se não os coloco e me dá um certo "nervosismo estético" a falta do já referido acento e dos dois pinguinhos sobre a letra u. Do que sei, Portugal não aceitou tal acordo, por que euzinha então tenho de aceitar?! :)

3 comentários:

De Marchi ॐ disse...

Feliz milênio da mulher... pode ser? :)

웃 Mony 웃 disse...

Prefiro feliz milênio humano... Mas pode ser, por enquanto! ;)

Nil disse...

Bonito e verdadeiro texto, Mony! Concordo com tudo. Só não ligo pelo fato de me parabenizarem hoje ou outro dia. Sinto este mês como sendo meu todinho, porque é o mês do meu aniversário e de várias mulheres importantes da minha vida, filha, sobrinhas, amigas... enfim, é um mês especial pra mim!

beijos