sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

"DESTRALHE-SE"



(O que a gente fala também é bom de entrar nessa conversa aí de baixo... Me propus a tentar.)


Texto: Carlos Solano

-"Bom dia, como tá a alegria"?, diz dona Francisca, minha faxineira rezadeira, que acaba de chegar.
-"Antes de dar uma benzida na casa, deixa eu te dar um abraço que preste!" e ela me apertou.
Na matemática de dona Francisca, "quatro abraços por dia dão para sobreviver, oito ajudam a nos manter vivos, 12 fazem a vida prosperar".
Falando nisso, "vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada".
Já ouviu falar em toxinas da casa?
Pois são objetos e roupas que você não gosta ou não usa, coisas feias ou quebradas, velhas cartas, plantas mortas ou doentes, recibos, jornais e revistas antigos, remédios vencidos, meias e sapatos estragados... Ufa, que peso!
"O que está fora está dentro e isso afeta a saúde", aprendi com dona Francisca.
- "Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa"!, ela diz, enquanto me ajuda a 'destralhar', ou liberar as tralhas da casa.
O 'destralhamento' é uma das formas mais rápidas de transformar a vida e pode muito bem ajudar outras terapias.
"A saúde melhora, a criatividade cresce e os relacionamentos se aprimoram", também ensina o feng shui, com a delicadeza própria das artes orientais.
Para o feng shui, é comum se sentir cansado, deprimido ou desanimado em um ambiente cheio de entulho, pois "existem fios invisíveis nos ligando àquilo que possuímos".
Outros possíveis efeitos do acúmulo e da bagunça: sentir-se desorganizado, fracassado e limitado, aumento de peso, apego ao passado...
"No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga; na entrada, restringem o fluxo da vida; empilhadas no chão, nos puxam para baixo; acima, são dores de cabeça; sob a cama, poluem o sono".
Então... Se dona Francisca falou e o feng shui concordou, nada de moleza!
-"Oito horas para trabalhar, oito para descansar, oito para se cuidar!", diz a comadre.
-E nada de limpar só por onde o padre passa...
"DESTRALHE-SE"
Perguntinhas úteis na hora de liberar os armários:
Por que estou guardando isso?
Será que tem a ver comigo hoje?
O que vou sentir ao liberar?
E vá fazendo pilhas separadas de doar, vender e jogar fora.
Depois de destralhar, jogue sal grosso nos ralos.
Ponha um prato com carvão no quarto (tira os cheiros e as energias ruins).
Deixe um ramo de boldo em um copo d'água para purificar.
Para destralhar mais, livre-se de barulhos e luzes fortes, cores berrantes, odores químicos, revestimentos sintéticos, libere mágoas, pare de fumar, diminua o uso da carne, termine projetos inacabados.
"Se deixas sair o que está em ti, o que deixas sair te salvará.
Se não deixas sair o que está em ti, o que não deixas sair te destruirá", arremata o mestre Jesus, no evangelho de Tomé.
"Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar de a vida ser impermanente", diz a sabedoria oriental.
O Ocidente resiste a essa idéia e, assim, perde contato com o sagrado instante presente.
Dona Francisca me conta que "as frutas nascem azedas e, no pé, vão ficando docinhas com o tempo".
-A gente deveria de ser assim, ela diz.
-"Destralhar ajuda a adocicar."
"Merecemos ter para ser", diz um mestre de feng shui.
Se os sábios concordam, não sou eu que vou discordar...
"As pessoas realmente ligadas não precisam de ligação física.
Quando se encontram, ou reencontram, mesmo depois de muitos anos, a amizade é tão forte quanto sempre." (Deng Ming-Dao )


Esse texto está no grupo do curso que estou terminando...
Engraçada essa tal sincronicidade, eu bem estou começando uma nova faxina aqui no meu espaço, cheia de planos do que fazer, inclusive pq concordo que excesso de coisas intoxica mesmo, o ambiente, o físico e o mental... Além da vida da gente que parece ficar mesmo entulhada e parada...
Afe! Quero mais é movimentar a vida, concretizar uns objetivos que venho maturando há tempos, e renovar, inventar moda, aprender novidades, essas coisas que me alimentam a alma...
A palavra de ordem pra mim é destralhar, aliás, com licensa que é pra já, tralha, saia do meu caminho que é hoje! :)

E você, junta muita tralha? Se desapega fácil, ou chora cada vez que dá fim em algo? Conta aí! ;)




Essa imagem já andou por aqui antes, é do Cartunista Quino, chama-se faxina e é simplesmente fantástica. Adoro!
Então, resolvi repetir... :P

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A diferença entre falar e fazer...




Toda vez que digo que vou aparecer mais, o que acontece é justamente o contrário... :(
Acho melhor ficar quietinha e deixar por conta do elemento surpresa daqui por diante.


Post auto-explicativo...


Ah! Eu ainda volto pra responder aos comentários, volto sim, que gostei muito e quero comentar, mas, pra variar, hoje só amanhã... :P

Reconheça no rótulo os cosméticos que fazem mal




" Reconheça no rótulo os cosméticos que fazem mal
Alguns componentes podem causar alergia, irritação e até câncer

Os cosméticos, geralmente, são associados ao bem da beleza e da auto-estima. Mas, nem sempre, isso acontece e muitos destes produtos podem fazer mal para nossa saúde. Segundo o professor de Cosmetologia e diretor da Consulfarma, Maurício Pupo, há ingredientes em cosméticos que, quando em contato com a pele, podem trazer prejuízos ao consumidor.

Irritações, alergias cutâneas e até mesmo doenças mais graves, como o câncer, podem ser provocados por ingredientes nocivos contidos nas fórmulas. "Recomendo procurar produtos com ingredientes próprios para o seu tipo de pele, isto é, eudérmicos", diz o professor. Veja abaixo, os ingredientes mais perigosos que o professor Maurício Pupo indica observar atentamente antes de comprar e utilizar qualquer cosmético.

Uréia: Atravessa a Placenta

A uréia é, com certeza, um dos hidratantes mais utilizados em cosméticos, tanto pela sua eficácia, quanto pelo seu baixo preço. O que muita gente não sabe, no entanto, é que a uréia é proibida para mulheres grávidas. O componente penetra profundamente na pele e tem até mesmo a capacidade de atravessar a placenta, podendo chegar até o feto em formação, trazendo ao bebê consequências ainda desconhecidas.
A fim de controlar o uso de uréia nos cosméticos, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que todas as vezes que um produto tiver na sua composição a uréia em dosagens maiores que 3%, o mesmo deve conter no rótulo o seguinte alerta: "Não Utilizar Durante a Gravidez". A ANVISA ainda resolveu proibir a fabricação de cosméticos que contenham em sua composição mais de 10% de uréia.

Parabenos: Comportam-se como se fossem os hormônios femininos

Conforme estudo realizado na Universidade de Reading, Reino Unido, e publicado em janeiro de 2004 no Journal of Applied Toxicology, os conservantes Parabenos apresentam propriedades estrogênicas, ou seja, se comportam como se fossem o estrogênio, um hormônio feminino. Há no mundo dos cosméticos uma enorme utilização de produtos contendo Parabenos por gestantes, lactantes, crianças e pacientes sob tratamentos diversos como câncer, reposições hormonais e terapias crônicas. Hoje, o mercado possui preservantes naturais ou mais modernos que, até o momento, demonstraram segurança, permitindo aos formuladores o desenvolvimento de formulações mais seguras.
O mesmo jornal publicou que o uso de parabenos em produtos cosméticos destinados à aplicação na área axilar (como desodorantes, por exemplo) deve ser reavaliado, pois estudos recentes levantaram a hipótese de que o uso dele nessa região pode estar associado ao aumento da incidência de câncer de mama, o que foi confirmado em teste realizado recentemente. Os parabenos podem ser identificados nas formulações dos cosméticos e desodorantes com diversas nomenclaturas: Parabens, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben.

Conservantes liberadores de formol: podem aumentar a incidência de câncer de pele

Além da já conhecida toxicidade do formol, um estudo realizado no Departamento de Dermatologia da Universidade de Debrecen, Hungria e publicado no periódico "Experimental Dermatology", em maio de 2004, revelou que o formol pode contribuir para o aparecimento de câncer induzido pela radiação ultravioleta do sol. O consumidor pode se proteger destas substâncias observando cuidadosamente os rótulos traseiros das embalagens, procurando pelas seguintes substâncias: quatérnium-15, diazolidinil hora, imidazolidinil uréia e DMDM hidantoína.

Propilenoglicol: risco de alergias

O propilenoglicol é um produto utilizado como diluente de outras substâncias, sendo muito usado em uma ampla variedade de cosméticos. O perigo de seu uso está nos problemas de pele que ele pode desencadear nas pessoas, como alergias e irritações. Um estudo realizado com 45.138 pacientes na Universidade de Göttingen, Alemanha e publicado no periódico "Contact Dermatitis", em novembro de 2005, confirmou o potencial sensibilizante (potencial para causar alergias) do propilenoglicol, confirmado por um outro estudo realizado no Departamento de Dermatologia do Hospital Osaka Red Cross, Japão e publicado no periódico "International Journal of Dermatology", também em 2005. Para saber se o seu produto cosmético contém propilenoglicol na composição, verifique a palavra propylene glycol no rótulo traseiro da embalagem.

Óleo mineral e outros derivados do petróleo: responsáveis por diversos tipos de câncer

Os derivados do petróleo, como por exemplo, os óleos minerais, estão presentes na maioria dos produtos cosméticos, devido sua propriedade emoliente, ou seja, hidratante para a pele. Entretanto, estudos recentes vêm associando esses componentes ao aumento da mortalidade por diversos tipos de câncer, como o de pulmão, esôfago, estômago, linfoma e leucemia. Isso se deve devido à presença de um composto chamado 1,4-dioxano, uma substância cancerígena, como relata estudos publicados nos periódicos "American Journal of Industrial Medicine" (Departamento de Epidemiologia, Escola de Saúde Pública, Los Angeles, CA outubro de 2005), "Contact Dermatitis" (Departamento de Dermatologia, Nagoya City University Medical School, Japão, abril de 1989) e "Regulatory Toxicology and Pharmacology" (outubro de 2003). Quer saber se estes componentes estão presentes no seu produto cosmético? Fácil, basta procurar no rótulo traseiro as palavras paraffin oil e mineral oil. "

Fonte: Minha vida

Bem que a maior parte dessas substâncias, eu ia chamá-las de porcarias, me dão alergias aos montes...
Só uso shampoos, condicionadores e cremes livres de parabenos, conservantes e todas essas coisas com nomes longos e complicados... Aliás, desconfie de substâncias com nomes impronunciáveis... Com certeza os efeitos delas não dos melhores a longo prazo.
Bom mesmo é a velha botica, a farmácia de manipulação, confiável, é claro... Quase tudo que uso na pele é manipulado numa dessas, ou, produzido pela Weleda, que muitos julgam de caro custo, mas, os benefícios, nem te conto. (Olha a propaganda gratuita!)
Minha pele vai muito bem, obrigada. Tenho muito amor por ela.
E a sua? Algum cuidado em especial? Alguma dica que queira compartilhar? Reclamação também vale! :P

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Só pra constar...




ADORO SEXTAS-FEIRAS 13!
13 é meu número de sorte!
Nasci num 13.
E acho uma tremenda boabagem superstição!
Ah! Aliás, gatos pretos são lindos!




Não podia dormir sem essa... :P

Outras delícias...




Na tarde chuvosa e cinza de hoje, vi um colorido já conhecido e todo especial, efeito pós abertura de percepção pelo ocorrido logo cedo... Redescobri algumas coisas simples e gostosas, algumas outras delícias de viver.

Revivi o delicioso prazer quase orgástico de comprar um, não, foram dois, livros que estava querendo... E no mesmo espaço de tempo, o comichão da tentação e da paixão por tantos outros que vi nas prateleiras. Afe! Ler é bom demais! Livraria é um dos melhores ambientes desse mundo! Abençoado seja para todo sempre Gutenberg!

Notei que continuo sorrindo enquanto leio e com isso desperto olhares curiosos em transportes coletivos, e também o meneio de cabeça em sinal de reprovação de uns... Ah! Que se dane! Ler me deixa mais feliz e eu sorrio mesmo quando algum trecho me toca! Ah! Eu sorrio quase sempre e gosto!

Constatei que meu macarrão com bacon, cebola, alho poró, azeite e parmesão aquece o coração num dia sem luz solar como o de hoje. Dispenso constatações acerca de valor calórico! :P

Percebi que "Somewhere in time", aquele filme: "Em algum lugar do passado", ainda me traz a mesma sensação da primeira vez que vi, ainda me agrada e faz lembrar que o amor tem as formas mais inusitadas e improváveis de acontecer... Pois é, aconteceu comigo e acontece por aí todos os dias com alguém...
Que achem que é pieguice o filme, acreditar que o amor é possivel e seja mais o que, eu gosto e pronto!

Filme de Jerry Lewis na TV à tarde num dia chuvoso continua com o mesmo sabor de infância das vezes em que mamãe fazia pipoca, chocolate quente e a gente passava o dia todinho num colchão na sala se acabando de rir com ele...
Hoje casualmente me deparei com um, não resisti e parei pra ver. Delícia total, me acabei de rir e achei tão divertido como quando era criança. (Diferente dos Trapalhões...)
Sem dúvida vou fazer várias sessões com a filmografia dele! Afe! Amo!

Hoje sem dúvida dei muito mais valor à minha casa quentinha e meu edredon fofinho (entre tantas outras bênçãos)!

Também notei que destreinei o olhar de ignorar pessoas...

Tive de reafirmar que chocolate é amor eterno... Hahahahahahahahahaha!
Fazer o quê?! É verdade!

Percebi que passar aqui mais vezes pra postar, ainda que não seja importante para os outros é prazeroso para mim... Vou ficar mais atenta a isso e tentar ser mais presente.
Aliás, tenho vários comentários muito queridos pra responder e vou, mas, hoje só amanhã! :P

Bão, que venham mais delícias amanhã, que agora tô achando muito mais gostoso parar de relembrar e ir lá pra cama. :D
Ô, delícia!

Bendita seja a inesperada delícia de cada dia!



A vida é mesmo uma aventura maravilhosa e tem imprevisíveis saborosíssimos!
Pode até parecer bobagem pra muita gente, mas, estou tocada e vendo o mundo por outro ângulo por conta de um fato ocorrido hoje, um fato simples, que de fato, fez-me perceber que tinha razão quem disse que "recebe mais quem doa do que quem supostamente recebe"... E aquela história de que "o mendigo,na verdade não é quem recebe o donativo, mas, o próprio doador"...
Hoje pela manhã, fui entregar à uma moradora de rua dois pares de chinelos e umas bobagenzinhas femininas... Sim, pq ela é mulher, e mesmo sendo moradora de rua, isso não a impede de ter desejo em enfeitar-se, caso tenha, já tem como...
É aquela do "causo" da "sapata e a sapatinha", que contei aqui tempos atrás. Eu e Lili, minha amiga querida e colega de sala num curso, notamos que estava a senhora com um par de chinelos velho, furado e prestes a arrebentar as tiras. Confesso que quem me fez notar foi Lili, sim, pq eu, como a maior parte dos transeuntes, faz questão de ignorar essas pessoas como parte da paisagem local. Não vou ser hipócrita em dizer o contrário só pra fazer média não.
Acho sim uma tristeza que muitas pessoas vivam nessa condição, mas, não faço nada a respeito, como a maioria da população. Não os maltrato, mas também não me aproximo e confesso, se puder me afasto, pq o cheiro não me favorece a aproximação. É questão de nariz melindroso, apurado demais para bem e para mal. Já disse aqui que consigo lidar bem com praticamente tudo, mas não suporto gente que fede. Em último caso, na falta de opção, aguento firme, mas o eu interior fica em cólicas e desepero de sair do ambiente. Nada pessoal, mas é algo que realmente me incomoda e que não consegui superar... (Nem conto a felicidade aromática que é tomar tem antes das sete da manhã todos os dias... Melhor nem comentar!)
Bem, o assunto não é esse.
A questão é que por conta da observação de minha amiga, me compadeci. Ela um dia desses foi lá, perguntar à senhora que número calçava. Logo tratou de se informar com as colegas de sala se alguém calçava o mesmo número e podia doar algo para calçar sua protegida. E não é que era justo o meu número?! Fiquei então de providenciar. Coisa de três dias atrás, se não me engano.
Ontem saímos da aula e lá estava a senhora, dessa vez descalça. (Não perguntei o nome dela, mas vou ter de perguntar, pq quando notei, isso passou a me incomodar...) Pronto! Aí me recordei do compromisso que tinha assumido com minha amiga, cheguei em casa e já sabia até o que pegar. Encontrei dois pares de chinelos rasteirinhos que se usei duas vezes cada foi muito, estavam bonitinhos e em bom estado. Já separei pra não esquecer...
Mas, o foco da conversa era sobre hoje. Olha eu me desviando de novo! :P
Então, hoje cedinho, antes da aula, fui até lá entregar os donativos, queria ter ido com a Lili, mas ela teve de faltar à aula. Eis que a encontro descalça ainda, e estava friozinho, choveu bastante ontem e hoje... Me aproximo, paro, olho para ela, sorrio, digo bom dia. Ela se abre em um sorriso e espanto ao mesmo tempo, talvez pelo fato de ter interpelada e cumprimentada por alguém que não de seu grupo. Deva mesmo ser acontecimento raro... Um ar de felicidade surgiu em seu rosto, um espanto contente. Sorri novamente e lhe estendi a mão com uma sacola. Ela me olhou perplexa.
Foi então que disse a ela: São para você, espero que goste. A vimos descalça ontem, agora não precisa mais ficar... Aí é que veio a surpresa de me fazer cair a cara no chão.
Ah! Esqueci de comentar, ela estava sóbria, eu só a tinha visto alterada até então.
Momento surpresa: Ela me olha, sorri e diz: -- "Ah! Muito obrigada, linda! Eu estou descalça pq emprestei ao menino (não sei quem) meus chinelos para ele ir trabalhar ontem, e ele não voltou."
PQP! Minha cara caiu e eu não consegui apanhar até agora! Uma pessoa que tem nada consegue tirar os chinelos puídos dos pés, ficar descalça para ajudar outra pessoa, que deve ser até pouco conhecido dela. Se dispôs a abrir mão de algo seu, algo valioso que não tinha para repor, e confiar em alguém...
Estou pasma até agora, e certa de que fiquei com cara de idiota ao ouvir isso... Mas, bobagem. Quero mais é ter outras surpresas feito essa e ficar com cara de idiota por falta de outra cara pra fazer num momento desses... Pq não tem máscara capaz de aparecer numa hora dessas!
Depois disso ela foi super doce, fez muitos agradecimentos, muitas bênçãos e eu saí de lá em estado de graça, feliz da vida e assim permaneci o dia todo...
Quem ganhou muito fui eu, nessa lição, mais as outras fichas que ainda estão caindo e as que vão cair... E a sensação boa que ainda está quentinha aqui no peito. Como pouco faz alguém feliz e multiplica a felicidade de quem fez!
Obrigada pelas lições, Flor do Asfalto! Jamais me ocorreria que uma estação de metrô fosse também lar e escola. Jamais me ocorreria tamanha surpresa, tanta doçura em meio a tanto abandono... Obrigada por me ajudar a olhar. Obrigada!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Óia eu aqui travêz!




É tanto que quero estudar, aprender, que quero ler e fazer que o dia precisa de 48 horas pra dar conta...
Eu sei que esse papo já está recorrente demais, mas é verdade, oras!
Só pra deixar um carinho, dizer que está tudo bem comiguinha e que logo volto! ;)
É só essa minha danada curiosidade aprontando de novo.
Beijoconas, meus amores.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Para animar...


MusicPlaylistRingtones
Music Playlist at MixPod.com

O implacável tempo rei.





Tenho boas ideias para o futuro, boas perspectivas e tudo mais... Só penso que o tempo tem andado, aliás, voado...
Ainda consigo ouvir os fogos do revéllión e já acabamos janeiro! :o