sábado, 27 de setembro de 2008

Democracia obrigatória...




É tão lindo quando tentam convencer a gente a todo custo que somos cidadãos, que temos direitos. Que o voto é nossa maior prova disso...
Essa falsa ilusão de que a nossa opinião conta, que temos direito de escolha. Que escolha?! Os mesmos de sempre e mais um bando de despreparados que só estão lá pra fazer volume, a massa de manobra pro povão acreditar que tem vez?!
Tudo tão coerente com a obrigatoriedade do voto e propaganda eleitoral gratuita (pra quem?!) obrigatória...
Me custa caro ouvir certas pérolas como " Corinthiano vota em corinthiano!". Afe! E que tem o time de futebol com isso?!
Daqui a pouco vai virar o tal de evangélico vota em evangélico, gay vota em gay e por aí vai. E tome mais apartheid! E viva o separatismo burro que é material bom pra distrair o povo das tramóias. Quando é que se vai ver que somos todos brasileiros?! Que não é segregar o que resolve, é somar forças pra se chegar onde queremos e precisamos?!
Quando é que o povo vai abrir o olho pra o fato de que aqleues que estão lá ganhando os tubos e impedindo que isso aqui vá para frente são "empregados" nossos, escolhidos para cargo representativo. Não são autoridades, superiores e todos os demais subalternos?!
Não, o Sr Fulano que distribuiu uniformes escolares não é "tão bão pas pessoa!". Não, ele não fez favor nenhum pra ninguém, ele não deu nada. Ele cumpriu uma lei que assim determina, e o fez com recursos públicos, ou seja, o dinheiro dos impostos que nós pagamos! Ele não fez favor, cumpriu com seu dever. Ele não é bom, no máximo faz seu serviço, quando faz.
Não, gerir bem os recursos públicos não é ato meritoso, é obrigação. Fiscalizar os atos deles não é desconfiança, é consciência, é reconhecer a própria cidadania e responsabilidade para com sua comunidade, é direito de cada um e dever de todos.
Não receber benefícios (que são passageiros e prejudicadores num sentido mais amplo) a troco de voto é um dever, uma demonstração de respeito a si e a todos, se vender barato não resolve, a questão não é beneficiar-se sozinho, mas exigir que a lei seja cumprida para todos...
Não, ser prefeito, vereador, governador, deputado, senador, presidente, isso não é profissão! É função representativa. Por que das aposentadorias, que, diga-se de passagem, são precoces demais! E cujos rendimentos estão muito além dos da maioria da população. merecemos pagar por isso?!
Faça-me o favor! Está mais do que na hora de dar um jeito nessa situação vergonhosa. Não serão eles a tirarem os próprios privilégios, então, que tal agirmos?!
O voto pode ser obrigatório, mas a irresponsabilidade não!
Chega de falsas ilusões! Chega de comodismo! Chega de engolir sapo! Levante a bunda da cadeira e use a cabeça!
Acordaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa povooooooooooooooooooooooooooo !!!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

Duquesa Diaba disse...

Aqui, como eu havia dito antes, não há eleição esse ano. O DF é dividido em RAs (regiões administrativas), e não em cidades, por questões de definição legislativa. As pessoas responsáveis por essas regiões, são simplesmente conhecidos como Administradores, e não prefeitos. São escolhidos pelo governados, e não por voto público. Qual a vantagem? Se eles não estiverem mais agradando (por qualquer motivo que seja - mau uso do erário, incompetência, escândalo, etc.) simplesmente são retirados do cargo. Sem burocracia.
Se deveríamos ter eleições para isso? Primeiro, a lei não o permite. Segundo, o modelo tem dado certo. Terceiro, poupa-nos de ver corrida desenfreada pelo poder, uma vez que esse poder é extremamente volátil. Quarto, quinto, sexto... cidadãos podem estar na política sem agir como "politiqueiros". Esses administradores são autoridades tanto quanto são servidores públicos.

(ai, amiga.. cansei de escrever.. perdoa? Tô com sono)

Não sei se fui clara no que queria passar, mas é mais ou menos isso aí.
:D

De Marchi ॐ disse...

Enquanto o tal povo não acorda, tô fora dessa palhaçada.

웃 Mony 웃 disse...

Foi clara sim, Lou!
Sabe, o importante é que dá certo e poupa vocês de terem de conviver com essa hipocrisa e festival de lorotas com o qual nós aqui somos bombardeados todos os dias. É deprimente.
Uma pena esse sistema não funcionar no país todo, pq se as nomeações dependessem do governador, ia ser mais lobby do que já se tem em tantas situações. E tome cabide de empregos, e tome cargos negociados...
Triste, mas, honestamente é difícil confiar na melhora dessa condição em que se encontra nossa política atual. Ainda tento escolher candidato entre as parcas e medíocres opções, pq não quero deixar que decidam por mim... É preciso algo urgente pra isso melhorar...

E desde quando alguém pode ficar de fora, Denis? O voto é obrigatrório e anular ou votar em branco é só deixar que os outros escolham por você, e pode ter certeza, que a escolha vai ser burra... A maior parte do povo está totalmente despreparada e desesperançada.
Também não sei ao certo como fazer pra mudar, mas, estou pensando. Nenhuma resposta me veio até hoje senão que a chave é a educação. Então, penso em meios de promovê-la, uma vez que quem está lá não está interessado em fazer o povo pensar e acabar com o bundalelê.