sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Será?



"Ações e sentimentos podem ser contagiosos, como um vírus


Um amigo seu que more a menos de uma milha (1,6 km) e que se manifeste feliz com algo, amplia a sua possibilidade de se tornar feliz em 25%. Se for seu vizinho, suas chances de também se sentir feliz aumentam em 34%. Se for seu marido ou sua esposa que seja tomado pela felicidade e a manifeste, sua possibilidade de se tornar feliz também aumenta, mas menos, 8%. Estas são algumas das conclusões de um estudo feito com 4.739 pessoas, que foram acompanhadas por vinte anos (entre 1983 e 2003) na cidade de Framingham (estado de Massachusetts, EUA). Esta pesquisa é parte de outra mais ampla, que está sendo realizada na cidade desde 1948, sobre prevenção contra problemas cardiovasculares. O trabalho é assinado por James H. Fowler, professor da University of California (em San Diego, USA), e Nicholas A. Christakis, professor da Harvard Medical School (USA) e foi publicado na edição de 4 de dezembro do British Medical Journal (BMJ 2008;337:a2338). O estudo também foi divulgado pelo site da revista New Scientist em 30 de dezembro.

Os pesquisadores puderam constatar que a extensão do "contágio" pode se ampliar até três graus de separação (o amigo do amigo de um amigo seu, por exemplo). Verificou-se também que se formam grupos de pessoas consideradas tecnicamente felizes e que esses grupos não se devem à tendência das pessoas em se relacionar com outras que são parecidas com elas, mas sim a um tipo de disseminação de um sentimento entre o grupo. Eles concluem que a felicidade de uma pessoa depende da felicidade daqueles com os quais ela convive, e que portanto a felicidade é um fenômeno coletivo. Porém, este fenômeno estaria em pleno movimento no ambiente social, sendo totalmente independente dos amigos que se escolhe para conviver. A freqüência com que se dá o contato e a força do relacionamento também são variáveis consideradas relevantes pelos pesquisadores.

Uma das explicações possíveis para este fenômeno, citada pela New Scientist, é a ação dos "neurônios-espelho", grupo de células cerebrais que são ativadas quando um ser humano faz exatamente o mesmo que outra pessoa."



Eis a obra:
Poder das conexões, O - Connected - A importância do networking e como ele molda nossas vidasl

Autores: Nicholas A. Christakis, James H. Fowler

Editora: SP - Livraria Resposta


Sinopse:
A irmã do amigo do seu marido pode te fazer engordar ou emagrecer, ainda que você não a conheça. Um vizinho feliz produz mais impacto na sua felicidade que um marido feliz.

Essas impressionantes revelações sobre o quanto realmente somos influenciados uns pelos outros são reveladas em O Poder das Conexões, onde os autores explicam por que as emoções são contagiantes, como comportamentos saudáveis se alastram, por que os ricos ficam mais ricos, e até como encontramos e escolhemos nossos parceiros. Intrigante e divertido, O Poder das Conexões subverte a noção do individual e promove um paradigma revolucionário – que as relações sociais influenciam nossas idéias, emoções, saúde, relações, comportamento e muito mais. Este livro mudará a forma como pensamos sobre todos os aspectos de nossas vidas.




Me resta a dúvida: será os seres humanos são todos "Maria vai com as outras"?!

Nenhum comentário: