quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Rango bento!

Ah! Coisa boa nessa vida é comer!
Depois de muito tempo de briga com o prato, assumo feliz da vida que, mortal e pecadora que sou, tenho em minha coleção de pecados capitais, a gula no pódium. Amo cozinhar, amo comida e claro, amo comer!
Adoro pesquisar tudo sobre alimentação, receitas novas, antigas, de família. Todas as novas descobertas sobre os alimentos, suas propriedades e combinações. Gosto de fuçar pra ver se a moda do momento vale à pena. E foi num movimento desses que descobri o obentô, que já virou moda aqui pelo ocidente e tem muitos adeptos. Ficou conhecido como bento box, ou somente bento.
E, há que se dizer, para a saúde, é bento mesmo. Um bálsamo, uma verdadeira bênção, para os sentidos e para o bem estar geral. E que, para tal, tem de ser em si uma viagem pelo prazer. Tá vendo só?! Basta dar prazer pra ser rotulado pecado.
Bendita seja a condição de humana, assim a gente pode pecar, errar à vontade, afinal, faz parte do pacote! :D
Mas então, voltando ao assunto... Quem se depara pela primeira vez com a palavra, deve se perguntar o que é essa tal de obentô?!
Pela pronúncia dá pra sacar que vem do idioma japonês, não?!
E é. Aliás, quando se vê uma, se tem certeza antes de saber o nome... Pq o capricho na apresentação é tão grande, é tão artístico, que só pode mesmo ser coisa desse povo que põe beleza e delicadeza em tudo o que faz!
Mas vamos lá à vaca fria. Ops! Vaca, boi, frango e o que mais a fome pedir...



Obentô [お弁当] (ou bentô [弁当] , mas é mais polido dizer obentô), traduzindo para o português, quer dizer, “comida para viagem”. Nada mais é que uma refeição completa disposta dentro de um caixa, algo similar à marmita brasileira (só que muito mais bonita). Apesar de ser amplamente utilizado por alunos nas refeições escolares, o obentô não é voltado exclusivamente para crianças, muito pelo contrário. A grande maioria dos adultos japoneses preparam e levam seus próprios obentôs para trabalhar, ir à escola, viajar, assistir a eventos esportivos. Parece tão simples como fazer uma marmita e é, com a diferença de que no Japão, preparar um obentô é uma expressão artística.



Muitos japoneses acordam bem cedo, antes do sol nascer, para preparar os obentôs para a família, filhos ou para si mesmos, sempre seguindo as regras pq o obentô precisa ser apetitoso, saudável e... fofíssimo. Sim, precisa ser kawaii, cute, bonitinho, coisa fofa. E para isso, hoje existe um mercado imenso de acessórios para criar os obentôs de deixar qualquer ocidental totalmente perdido. A começar pelas próprias "caixas de obentô", que podem ser desde um simples Tupperware retângular, passando por formatos de personagens como Pucca, Hello Kitty, Snoopy, Shinkansen, UltraSeven, AmpanMan entre muitos outros. Há "caixas de obentô" térmicas, há outras empilháveis, há umas luxuosas, com vários compartimentos. E então há um mundo inteiro de cortadores, moldes, furadores, além de divisores coloridos, bandeirinhas, tubos para molhos, tudo o que puder adicionar fofurice e graça à refeição.



Note que o conteúdo de um obentô não precisa ser necessariamente elaborado. A razão de um obentô equilibrado é de 1:2:3; uma porção de proteína para duas porções de vegetais ou frutas (fibras e vitaminas) e três poções de arroz (ou outro carboidrato). Outra preocupação são as cores: vermelho, amarelo, verde, preto e marrom. Afinal, os olhos comem antes do que a boca.
A idéia de acordar mais cedo o desencorajou?! Calma, nem sempre é preciso acordar no raiar da manhã, como muitos japoneses, para fazer seu obentô. Há vários sites e blogs sobre o assunto dando dicas de como planejar e não gastar muito tempo preparando. Para tanto, é possível aproveitar o que sobrou no jantar e pronto.Para garantir, basta fazer uma porçãozinha a mais quando fizer o jantar, além de ter na geladeira, na despensa e no freezer algo fácil para incrementar a refeição (tomates cerejas, ovos, legumes cozidos no vapor, frutas, sopas).



Eu, desde criança sempre achei linda essa mania japonesa de confeccionar miniaturas. Tive até coleção por muitos anos de vários objetos em tamanho reduzido. Na alimentação então, um charme. Desde que conheci, achei o obentô o ápice da apresentação de uma refeição. Formatos diferentes, alimentos com sorrisos e carinhas, flores de legumes, cores, bom humor, diversão. Ah! E diversão é comiguinha mesmo!
Agora, relembrando, aqui em casa, mamãe que nem tem ascendência oriental, nem conhecia a técnica, já preparava obentôs para mim e meu irmão. fazia de tudo para chamar a atenção desses ruins de garfo.(Naquela época, pq hoje, ambos amamos o esporte. Agora precisa mandar parar.)



Em tempos ecologicamente corretos, em que o reaproveitamento é palavra de ordem, as "bento box" vêm ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo - e especialmente nos Estados Unidos. Uma moda muito bem vinda, tanto pelos tempos de crise, onde faz-se necessária a economia doméstica, quanto para ajudar esse povo que alimenta-se tão mal. Redução dupla, de custos e de calorias, e um imenso ganho em vida saudável. À primeira vista algumas parecem simples marmitinhas. Simples?! Não, mesmo as mais sóbrias tem sua sofisticação. Sim,pois, mais do que levar alimentos, elas têm que despertar o prazer em comer.



A lógica das bento box é de que, quanto mais bonita a apresentação da comida, mais vontade de saboreá-la. Além disso, os vigilantes da dieta dizem que elas são uma das melhores maneiras de se controlar o tamanho das porções. Já os pais defendem que há poucas formas mais eficientes de se fazer as crianças comerem de tudo - o colorido e a arrumação lúdica das bento são imbatíveis.
A febre das bento box chegou a tal ponto nos Estados Unidos que reportagem recente do jornal "New York Times" listou cursos, concursos e uma série de blogs sobre o tema.
Mas também, eles são lindos, não?!
Confesso que fiquei até com um dózinho da idéia de ter que desmanchá-los para comer...




Existe um sem número de acessórios para facilitar a técnica, inclusive os menos habilidosos. Desde "egg molds", que transformam ovos cozidos em bichinhos fofos e outras formas, a cortadores, potinhos para acondicionar molhos, forminhas para arroz, palitinhos, enfeites variados, até as próprias caixinha(obentô bako)nas diferentes versões, e bolsas para acondicioná-las. Tudo para todos os gostos e bolsos.

Quer saber mais?!

Obentô Shop

Como preparar seu obentô

História do obentô

Ah! Agora vá procurar mais sozinho, oras. E antes me dê um super parabéns, afinal de contas, mereço vai! depois de um sumiço e tanto, volto com disposição pra um post desses. :P

Um comentário:

Duquesa Diaba disse...

Não me mostre essas coisas, não! Estou nos meus últimos dias de bonança dietética. Brevemente meu estômago ganhará o apelido de Etiópia... quero ver uma criatura que gosta de comer ficar sem carboidratos, açúcar, sal e proteínas.

Se você fizer um Obentô desses aí, manda pelo menos a foténha!