sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Não entendo...



Pq as pessoas têm vergonha de demonstrar afeto publicamente, mas não têm de agredir, de odiar?

8 comentários:

Miragens Telúricas disse...

É o tipo de atitude que não compreendo tb.

De Marchi ॐ disse...

Me pergunto isso frequentemente... em qualquer parte do mundo, sexualidade é mais condenável que assassinato. Um filme pode ter guerra, arma, tripa dilacerada. Mas se aparecer um pelinho pubiano, ihh... censura na hora.
Mas é assim: soldados matam gente, viram heróis e ganham uma medalha; prostitutas vendem prazer (artigo raro) e, embora vender e fazer sexo sejam lícitos, é ilícito vender sexo e portanto só o que ganham é o estigma... e por aí vai.

웃 Mony 웃 disse...

Na minha época de faculdade havia uma frase que era quase que um bordão: "mate, mas não beije!"
Sim, pq homicídio não pegava nada, mas beijar uma pessoa contra a sua vontade poderia ser considerado assédio sexual, atentado violento ao pudor...
E as artes cenográficas dão mesmo a demonstração dessa distiorção, mostrar afeto é piegas, relação homossexual ainda é tabu, mas, carnificina pode.
E sabe, afeto não é só beijar na boca, não é só o afeto homossexual o que não acontece nas ruas (sim, pq só no dia de parada gay não tem repressão). As pessoas não se abraçam em locais públicos, principalmente um abraço entre dois homens, um abraço amigo.
Cresci vendo meu pai dar "selinho" no vovô, na vovó e nos irmãos, em mim e no meu irmão também (o que acabou depois de uma certa idade por conversas da minha mãe)coisas de cultura do leste europeu.
meu pai sempre cumprimentou os sobrinhos com abraço e beijo no rosto...
Eu achava tão estranho o constrangimento de outras pessoas, fora do grupo familiar, quando se cumprimentavam...
Eu cresci em meio a muito carinho, carinho fraterno. Sempre andei de mãos dadas tanto com amigas quanto com amigos, sempre abraço meus amigos e amigas, todos.
Acho tão estranha esse distânciamento, esse medo que as pessoas têm em se tocar. Medo dos olhos dos outros...
Pq?!
Chego a pensar que toda a malícia que se vê por aí vem por conta disso, uma carência tão grande de aconchego, que o desespero por sexo fica absurdamente grande, pq é a única hora onde as pessoas se tocam...

A Moça disse...

poisintão! muito pertinente essa observação. Ainda hoje tava conversando com um amigo sobre isso, o quanto é importante que a gente demonstre carinho a que ama, pq depois que morre, ouve-se: ahhh mas eu gostava tanto dela(e) nunca sequer deu um beijo em público ou disse em alto e bom som: sabe, vc é importante pra mim!
Umas das minhas linguages de expressar amor é o toque. Eu adoro receber carinho e mais ainda, adoro dar! :)

웃 Mony 웃 disse...

Certíssima!
Eu sou toda carinhosa... Não dá pra deixar passar um momento com quem a gente gosta sem um carinho, pq nunca se sabe se a gente terá a chance de um outro...
Carpe diem!

Diaba Lorena malvada disse...

Eu não tenho vergonha de nenhuma das duas opções.

Mas, sinceramente, como pessoa esquisita avessa ao toque desnecessário, não sou de nhenhenhém porque acho nojento. Tampouco gosto de ver baixarias. (não é vergonha, é outro sentimento até menos bonitinho)

Mas que eu faço cara feia na rua, eu faço. Eu sou a pessoa das mais irritadiças que podem existir. Mas é incontrolável. O sangue e a revolta me sobem e fica mais forte do que eu. Sem gritarias e xingamentos, que sou chique, bem! Fico nas reclamações por escrito, nas caras feias e nas denúncias. Só grito se for coisa feia no trânsito que tenha envolvido minha segurança pessoal ou patrimonial. E normalmente uso a palavra IMBECIL porque é unissex. Isso está mudando. A partir de hoje não xingo mais. Só pergunto (para evitar processo, saca): "Ficou louco, é???"

(é, eu não gosto de quase ninguém e não sou uma pessoa pior por isso)

Ingrid Mariana disse...

Olha... assunto interessante...

No geral eu penso que as pessoas gostam de se mostrar duronas. Talvez tenha relação com o fato de vivermos em uma sociedade patriarcal.

Penso que o mundo é um tanto quanto machista. Expressão de afeto não é vista com bons olhos, já a agressividade é até incentivada em alguns casos.

Resumindo... A vergonha nasce do confronto entre o que as pessoas esperam (um comportamento culturalmente estimulado) e a maneira que você vai se comportar (transgressão do que é esperado pelos outros). A transgressão é motivo de vergonha para alguns e de orgulho para outros depende da personalidade e das crenças de cada pessoa.

Aproveito para parabenizar! Blog legal, gostei da maneira que você se expressa.

웃 Mony 웃 disse...

Seja muito bem vinda, Ingrid! Apareça sempre. ;)
E obrigada... É o meu jeitão aqui e fora também...

É, me admiro muito disso tudo, pq é exatamente assim que percebo as coisas... Ainda prefiro demonstrar carinho e deixar a agressividade pra ser expressa da maneira mais limpa e justa que possa, sem causar danos reais nem a mim nem a terceiros... Dá pra fazer da raiva, da indignação uma coisa construtiva, pq destruição, isso já há demais por aí.