sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O poder da notícia...

Hoje vi uma notícia que causou-me choque e depois fez-me refletir sobre o poder da notícia e sobre a nossa responsabilidade em aceitar o que vem pronto ou procurar por mais...

A notícia:

26/11/2008 - 11h29

Firma holandesa exporta biscoitos feitos com gordura humana

Haia, 26 nov (EFE).- A empresa holandesa Irfak recicla gordura humana restante de lipoaspirações para elaborar biscoitos e outros produtos alimentícios, que são exportados a países em desenvolvimento, segundo reconhece a própria empresa.

A televisão holandesa "Netwerk" fará hoje uma reportagem especial sobre a atividade dessa empresa.

Em sua página na internet, a fundadora da Irfak, Mieke Smits, explica que sua empresa "recicla gordura humana e a transforma em alimentos exportados para países do Terceiro Mundo" ou para regiões com problemas de alimentação devido a situações de guerra.

Com exemplo, Smits explica que um de seus produtos, fechado hermeticamente para poder ser distribuído inclusive nas situações mais adversas, é composto por "50% de gordura humana, outros 50% de açúcar e uma enorme quantidade de vitaminas".

Em entrevista concedida à rede de televisão do sul da Holanda "L1Tv", Smits deixa ser observado o conteúdo de uma bolsa que contém a gordura do que chama do "primeiro ganhador da promoção para conseguir doadores".

"As pessoas podem se inscrever através de nossa página da internet e ganhar uma lipoaspiração", que é sorteada uma vez a cada seis meses, segundo o site da empresa.

A Irfak colabora há dois anos com a clínica de cirurgias plásticas Van Gerven & Van Iersel, que realizam as lipoaspirações sorteadas.

O site da empresa existe: http://www.irfak.org/gratisliposuctie.php

Mas só quem souber ler holandês vai entender...

Fonte: http://economia.uol.com.br/ultnot/efe/2008/11/26/ult1767u134814.jhtm


Confesso que fiquei chocada e intrigada. Isso me pareceu uma forma de canibalismo disfarçado, um desrespeito a quem fosse receber esse tipo de alimento e uma maneira imbecil de lidar com o problema da falta de acesso á alimentação digna.
Tudo bem que fala-se em reciclagem, ou seja, um tratamento, que "não importa a fonte", como disse uma amiga química onde surgiu a conversa, "uma vez que a estrutura química é a mesma". Entendo o que ela quis dizer, gordura é gordura. Tudo bem que seja cedida por espontânea vontade, para mim ainda pareceu chocante. Quase tão chocante quanto o aparelho que recicla água em urina para os astronautas... Talvez a situação me faça entender de uma forma mais tranquila, mas, eu não tomaria água subproduto de urina, não sabendo do que se trata. Sim, sou bem nojentinha... :P
Essa notícia me causou um certo incômodo, tentei ficar indiferente, mas não consegui. Resou-me dar uma Googlada para tirar a dúvida, eis então que me deparo com outra notícia.
Ei-la:



26/11/2008 - 13h01

Firma holandesa que usa gordura humana em biscoitos é montagem artística


Haia, 26 nov (EFE).- A empresa holandesa que assegurava fabricar biscoitos para exportar a países em desenvolvimento a partir de gordura humana obtida em operações de lipoaspiração é uma montagem artística cuja pretensão é denunciar as dificuldades que algumas regiões do mundo tem para ter acesso a alimentos.

Segundo confirmou à Agência Efe a fabricante de biscoitos Irfak, que divulga seus produtos na internet, é uma entidade fictícia idealizada pelo artista Mieke Smits, que se faz passar por fundadora do projeto empresarial.

A montagem faz parte da exposição de arte "Glocal Affairs", centrada na inter-relação entre as escalas globais e locais e que atualmente pode ser visitada na cidade holandesa de Maastricht.

Um programa da televisão holandesa "Netwerk" havia anunciado que esta noite exibiria uma reportagem especial sobre o suposto projeto de Irfak.

O site criado para promover a montagem explica que a Irfak recicla a gordura humana restante de lipoaspirações para elaborar biscoitos e outros produtos alimentícios para enviar a países em desenvolvimento ou em situação de emergência.

A suposta fundadora do projeto empresarial, que na realidade é uma artista, indica que um de seus produtos, fechado hermeticamente para poder ser distribuído inclusive nas situações mais adversas, é composto por "5 % de gordura humana, outros 50% de açúcar e uma enorme quantidade de vitaminas".

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2008/11/26/ult1766u28849.jhtm


É, pelo jeito o burburinho deu o resultado esperado, não só se refletiu (euzinha, pelo menos) sobre a questão do acesso à alimentação, como também resultou na reflexão sobre o quanto é importante checar as notícias, buscar por fontes, se possível mais de uma e então formar uma opinião a respeito do assunto... Há que se ter mais de uma versão para não correr o risco de ser injusto ou de passar adiante uma notícia equivocada. Não se sabe quanta confusão isso pode gerar...
Nesses casos, na dúvida me abstenho de emitir qualquer opinião.
Cada vez mais, o verbo Googlar faz parte da minha vida!


Um comentário:

Duquesa Diaba disse...

Na hora do aperto vale tudo... eu comeria, sim. Sendo gostoso, oba!!