quarta-feira, 18 de junho de 2008

Do you?





Sem nenhum deboche, ficar "presa" à um bom livro é uma delícia!
Não como Flit, claro. ;)
Tenho me reencantado com o mundo da leitura, que havia ficado de lado por conta da net. Adoro ler notícias, revistas virtuais ou não, blogs. E com todas essas facilidades juntas num só ambiente, havia deixado em segundo plano o prazer de ter um livro nas mãos. Decidi que não cometo essa bobagem mais!
E você, gosta de ler? Que estilo lhe agrada mais? Conta aí um livro que te pegou de jeito e porque. ;)
Conta o que quiser.
Bóra papear que monólogo não tem graça nenhuma...

7 comentários:

De Marchi ॐ disse...

Um livro que me pegou de jeito?
hummm... aquele que tu tacou na minha cabeça quando cheguei tarde... hehehe

"100 años"... tu já sabe. ;)


P.S.: Tá lendo o Anansi Boys?

웃 Mony 웃 disse...

Peste! :P
100 anos de solidão e todos do G G Márquez estão na minha lista de tops, claro! ;)
Esse em especial é uma delícia. Só com muita imaginação pra sair uma obra daquelas... Coisa mesmo bem pisciana, bem viageira. Apaixonante o livro!
Ah! Memórias de minhas putas tristes também merece destaque. Fiquei semanas apaixonada pelo velhotinho do romance.

Tô sim, Lendo Anansi boys. Afe! adoro Neil Gaiman, sabe bem como inventar contos fantásticos também, esse sujeito!
Aliás, contos fantásticos são o que há de melhor! AMO!
Tolkien também era muito bom nisso. Não dá pra deixar de fora...
Afe! Desse jeito faço uma lista imensa.
Também tô revisitando uma paixão antiga. Um autor que já foi citado aqui pelo Jobson. O Léo Buscaglia. Encontrei um livro dele que não tinha, num sebo hoje. Não resisti. O Título é piegas "Assumindo sua personalidade". Parece coisa de auto-ajuda. mas ele expõe os meandros do emocional de um jeito gostoso, divertido e lírico. Sem deixar de lado o quanto ele é didático e revela de si mesmo. Eu o acho apaixonante. Uma dessas pessoas que eu adoraria passar dias a fio conversando...
Tô amando voltar a esse fluxo!
Afe! deixa pra comentar mais alguma coisa depois que só eu escervo nessa bagaça!
O meu povo bom não gosta de ler, não?! :o
Cadê todo mundo?!

Eu disse...

Esses dias eu fui a uma livraria e fiz algo que não fazia há muito tempo: escolhi um livro ao acaso, folheei, comprei, fui a um café, sentei e li. Ultimamente tenho comprado livros apenas pela internet e que de uma forma ou outra sejam relacionados com algum interesse meu (ou obrigação... :( ) ou que tenham sido recomendados por alguém. Mas esse último foi por instinto, ou melhor, pelo título inusitado. E quando comecei a ler, vi que não tinha me enganado, estou me divertindo à beça com ele. Chama-se "A Elegância do Ouriço", de Muriel Barbery. Ainda não cheguei nem na metade pois o tempo anda pior do que curto, mas pelo que vi até agora recomendo.

Livros e autores tenho muitos preferidos, de todos os tipos. Gostei muito dos livros do Bernard Cornwell, adoro Stephen King, leio qualquer coisa do Bob Brier que eu conseguir ter nas mãos (egiptologia), amei Tolkien até entalar com Silmarilion, já me diverti muito com autores menos conhecidos ou recomendados e já me enchi o saco com vários dos "imperdíveis". Livro é uma coisa que te pega num momento, é feito paixão, que pode tanto durar apenas alguns momentos e ser prontamente esquecido ou se transformar em algo pra vida inteira (nem que seja na memória...).

Saudades da época em que eu podia passar horas ou dias apenas embrenhada em um livro... Mas também tenho tentado resgatar esse lado, nem que seja um pouco por semana, debaixo da "minha" árvore, lá no Parque Villa Lobos. ;)

Karin

웃 Mony 웃 disse...

Eu também não consigo concordar sempre em relação aos "imperdíveis" ou recomendados. Depende da pessoa, vou tranquila quando sei que a indicação partiu daquela pessoa que tem muito em comum comigo, seja no jeito de ver a vida, seja no de apreciar a arte, seja no comportamento. Tem de ter alguma afinidade, ou, será um tiro n'água...
Livro é uma questão muito pessoal.
Confesso que fiquei curiosa com esse que iniciastes. Também tenho essa maneira intuitiva de comprar livros. E adoro um título exótico. hahahahahahahahahaha!
Acho o óbvio uma chatice. Lógico, ou não seria escorpiana...
Vou dar uma fuçada nos autores que citastes, pq nem preciso dizer que tem uma série de afinidades que me fazem estar certa de que vou encontrar coisa boa.
Stephen King confesso que não passei do primeiro. Fui ler o "Apanhador de Sonhos". Enorme, li super animada até a última página e não gostei. Achei cansativo, certas coisas dava pra cortar. Na verdade, penso que dava pra deixar o volume dele na metade. O que me impulsionou a ler foi um personagem pelo qual me apaixonei. Ou, abandonaria aquela leitura.
Sim, eu tenho o hábito de não terminar um livro quando ele não me agrada. Desde a escola era assim. Ficava sem nota de leitura se o livro fosse chato. recuperava me esforçando mais na prova. Ler por imposição já não é a coisa mais confortável, tanto mais quando a leitura é desprazer e perda de tempo.
Nunca vou me esquecer dos records em chateação, "Xisto no espaço" e "Amor de perdição". Eca!
Felizmente, não foram muitos os livros com que me deparei a me causarem repúdio, mas, não passei ilesa nisso...
Afe! Pra variar, tagarelei bagarái!

Eu disse...

Afe, mas tb vc deu azar com a escolha do livro... o Apanhador de Sonhos é muito chaaaaato! rsrsrs Se um dia vc resolver arriscar de novo, tenta os mais antigos (It, The Stand e Needful Things são os meus favoritos, Misery tb é ótimo), ou os de contos, como o Skeleton Crew (acho que o título traduzido é Tripulação de Esqueletos; adoro o primeiro conto). Depois que ele bateu a cabeça ficou meio mala... Enfim, eu gosto mesmo, vou fazer o quê? rsrs

Mas esse que eu tô lendo... acho que vc iria gostar. É muito interessante, diferente.

웃 Mony 웃 disse...

Bem, então não dei sorte mesmo... Engraçado uma coisa, o filme eu gostei. Tirou as partes desnecessárias e cansativas. Relutei um tempão, anos antes de ver, por conta da impressão que o livro me deixou. E por incrível que pareça, foi muito melhor. Normalmente sempre acho que filme deixa a desejar em ralação ao livor, mas, nesse caso foi totalmente sui generis. Ainda bem!
Hora dessas vou ver se encontro unm desses então. ;)
Valeu pela dica, querida!

Ah! Esse novo realmente me deixou curiosa, diferente já é a minha cara. O título já me fisgou.
Vou procurar. :)

Nil disse...

Eu sempre estou lendo algo. Amo poesias e passo horas lendo na net. Mas também amo livros, nos últimos tempos li "Espelho Partido" um romance de Mercês Rodoreda, espanhola; a história de como adquiri esse livro foi bem interessante. Estava tendo uma promoção de livros nas Lojas Americanas e fui dar uma olhada, peguei nesse livro e a capa me chamou atenção, achei interessante, algo meio sombrio -uma lápide com uma foto. Passei um bom tempo folheando outros títulos, uns até conhecidos, mas esse "grudou" em mim, no fim percebi que ele não saiu da minha mão. Então resolvi comprar, gostei muito!
Li Metamorfose de Kafka, muito interessante. Comprei "Travessuras da Menina Má" do Mário Vargas Llosa, fiquei um tempão namorando na livraria, até que me dei de presente de aniversário. Muito bom também.
Li Otelo de Shakespeare, quem conhece o estilo sabe bem como é, gostei também (esse ganhei de presente de aniversário das minhas filhas). Tentei ler "Paris Paris" de Irwin Shaw e dei uma parada (chato, talvez retome por amar Paris, mesmo nunca tendo ido lá, um sonho).rs
No momento estou lendo "O caçador de Pipas" de Khaled Hosseini -esse foi por indicação- e Feminino e Masculino do Dr. Luiz Cuschnir (um livro interessante sobre um estudo das diferenças entre homens e mulheres através de entrevistas), tô no início ainda, mas é uma leitura gostosa. Comprei num sebo perto de casa, onde encontrei títulos bem interessantes, inclusive "O Perfume" de Patrick Suskind, amei o filme, quando vi o livro não resisti. Adoro ler, apesar de demorar a acabar um título, pois Fico tempo demais na net ou vendo algo na TV por assinatura.
Mony, que bom esse espaço pra falar com você. Gostei muito do seu blog. Bjs