terça-feira, 18 de março de 2008

Direto, indireto, direções, objeto, objeções... As linhas.


Cada vez mais eu acredito em sincronicidade...

Andava pensando nuns assuntos, analisando-os melhor, acaba que dei de cara com eles em três conversas diferentes, entre pessoas diferentes...

O ser humano é mesmo bicho muito estranho, quer compartimentar tudo, rotular tudo... Penso que, nesse sentido, até hoje, não houveram melhores invenções do que a ordem alfabética, a classificação numérica, as caixinhas ou pastas e claro, as etiquetas!

E as avaliações de pureza?!

Nóssinhórabadia que me ajude! Quem é que dá conta disso?! : o

Não creio que ainda tenha quem acredite nessa coisa de pureza, no ser humano 100% algum atributo que esteja em voga, ou que deveria estar... O último que fez isso todo mundo já sabe a desgraceira que causou!

E as linhas tênues então?!

Isso foi o foco de uma discussão, o mix dessas e de outras eu trouxe pra cá. Fora o que fica pra depois, pq nessa área, assunto é o que não vai faltar...

Vamos pras linhas então, só não me pergunte se são retas, se são curvas e nem a direção, que não sei e nem sei se um dia vou saber... :D

Aqui vai a minha opinião, não é necessário concordar. E quem lê, não pense que eu estou me excluindo da conversa, não. Só estou procurando aprender, cada vez que ela reaparece... ;)

Pra variar, eu já vim com conversas paralelas antes do assunto começar. Pois é, isso é comum, quem continuar por aqui bem vai perceber, se é que já não...

Bão, agora vai, as linhas... :D

Falava-se das linhas tênues que separam o vulgar do popular, o extravagante do ridículo, o sério do bravo e, por aí vai...

E onde estão essas linhas, quem as traçou?! Aplicam-se a todos?! Será que são tênues mesmo?! Por debaixo de toda essa conversa me parece escondida uma enorme rigidez, rigidez de padrões...

Não existe linha, existe foco, condicionamento, idealização do correto, influência cultural e por aí vai...

O observador interfere substancialmente no objeto. Tudo o que existe serve apenas e tão somente aos propósitos da mente de quem observa. É ela que o avalia, o conceitua, o qualifica ou o desqualifica...

Duas ou mais pessoas assistem à mesma cena, real ou fictícia, mas, o que "viram" e o entendimento que cada uma delas teve acerca do fato, certamente tem nuances bastante diferentes, bastante próprias. Tudo depende e ao mesmo tempo se prende ao foco, à sintonia, ao ponto de vista, à sensação (Ah! O sensorial!), e mais ainda depende da impressão, da posição, da disposição, do interesse que se tem diante do objeto de observação em questão.(Aplicável também à pessoas)

A neutralidade existe quanto a qualquer objeto corpóreo ou incorpóreo, animado ou inanimado, ela está em tudo, mas, apenas no objeto em si. Como ele é experienciado, aí já é outra história... A avaliação é um processo totalmente subjetivo...

E tem mais uma coisa que me intriga no comportamento humano, quem é que dita o limite do "aceitável", "reprovável", "normalidade", "anormalidade"?! :o

Tenha a santa paciência! Ninguém consegue se manter 100% nada, nem feliz, nem triste. Nem a julgada mais "sã" das criaturas tem toda essa constância.

Talvez se vivêssemos no mundo mágico dos Telettubies... :D

E essa coisa de “ter que tomar o maior cuidado com como vai falar, pq pode chocar, magoar, desagradar”, o outro, sempre o outro...

“O inferno são os outros”

Discordo! O inferno é a importância que damos aos outros, ao que os outros vão pensar, vão falar...

Afe! E o indivíduo?! E aquele um que está lá, sozinho dentro da própria pele?! Quando é que vai ter direito a ser quem é?! : o

Ah! O muito que me dou ao trabalho é de não soltar um palavrão lá, no trabalho, e tá bom demais...

Essa mania de achar que educação é o mesmo que hipocrisia dói!

Fazer o que não quer, deixar de falar e ficar engasgado, olhar pros 300 lados antes de poder se expressar pra não cair no julgamento alheio?! Afe! Que neura! Isso está longe de ser educado! Isso é mentir, se negar, ser hipócrita, dar a patinha e abanar o rabinho pra ganhar biscoito.

E, ledo engano, doce ilusão, ser “educado”, sempre vai ter um sabichão que se acha no direito de te julgar... É, pq é mais fácil sentar em cima do próprio rabão e sair falando dos outros do que olhar pras próprias mazelas e fazer alguma coisa por si...

O banco dos réus está aí pra quem quiser sentar nele... Eu hein, eu não, passo a vez, obrigada!

A que preço agradar todo mundo?! Se desagradar?! Pra quem quer, que fique à vontade...

Eu não! “O mundo é bão, sebastião!”

E tem outra coisa que me incomoda um bocado nos fóruns da vida, essa coisa de fazer uma discussão informal, uma mera divagação, se tornar campo de batalha... Afe! Coisa mais deprimente...

Conversar é bom demais, trocar, ver novos pontos de vistas, isso amplia horizontes, faz a gente repensar conceitos e de quebra, rende assunto pra mais conversa, na mesa do boteco, proporciona novas amizades.

Confrontar idéias é algo muito saudável, mas idéias, não confronto entre pessoas... Chega de fundamentalismos! : o

Afe! Já não deu pra perceber como esse tipo de história acaba?! Na história mundial teve muito “dono da razão” por aí fazendo barbaridades sob esse escopo...

Vá baixar em outro centro, exu mal assentado! Arre!

A intolerância é o que há de pior na face dessa bola estranha. Disso ninguém ta precisando não.

De um modo ou de outro o ser humano continua carregando a síndrome do escolhido. Mas que carência mal resolvida! Que necessidade de aprovação! PQP! A humanidade evolui, evolui, as tecnologias ficam cada vez mais avançadas, as distâncias mais diminutas, mas o emocional humano continua no jardim da infância! Credo!

Bairrismo, mania de timinho.

Essa mania de "quem não está comigo está contra mim" é o que há de tacanho nesse mundo... : (

Me diz, que graça ia ter isso aqui se todo mundo fosse igual e gostasse das mesmas coisas?! Se a perfeição já estivesse instalada?! : o

PQP! Só restaria a humanidade se extinguir, por vontade própria, não fosse dessa maneira, se extinguiria cedo ou tarde por tédio...

Um comentário:

웃 Mony 웃 disse...

PQP!
Preguiçosos mequetrefes de uma figa!
Post grande ninguém lê! Hunf! :(