quarta-feira, 19 de março de 2008

Morre Arthur C. Clarke


COLOMBO (Reuters) - O escritor britânico de ficção científica Arthur C. Clarke, autor de "2001: Uma Odisséia no Espaço", morreu no Sri Lanka aos 90 anos.

PUBLICIDADE

"Ele teve um ataque cárdio-respiratório", disse Rohan de Silva, secretário pessoal do escritor, na quarta-feira (horário local).


Para celebrar sua "90a órbita do sol" em dezembro, o autor e teorista fez três desejos: Que os E.Ts me chamem, que o homem abandone seu hábito petroleiro e que o Sri Lanka encontre a paz.


(Reportagem de Simon Gardner)

http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/080318/entretenimento/cultura_gente_clarke_morre_pol

Uma coisa que eu não sabia (e fiquei sabendo pela descoberta de alguém que também não sabia):" "2001, Uma Odisséia no Espaço" era um conto de Clarke, que serviu de argumento para o roteiro que ele escreveu junto com o Kubrick, para aí sim virar livro. Portanto, a alegação que muita gente usa para desqualificar a película do Kubrick é inválida (a de que o filme não fez jus ao livro), já que o livro só nasceu depois do roteiro, escrito a quatro mãos.

E dos grandes da ficção científica, apenas Ray Bradbury ainda está vivo. Todos se vão, o tempo é inexorável."


Também não sabia que "há uns dois anos Clark foi acusado de pedofilia. Ele era paraplégico."

Quanta coisa que eu não sabia! :o
Ufa! Ainda bem.

Mais estranhos foram os desejos que fizera. :o
Talvez o primeiro tenha sido atendido, nunca se sabe, afinal, alguém aqui já viu alguém voltar depois que conheceu de fato a morte, tendo atravessado as fronteiras dela?!
O segundo e o terceiro, são possíveis, quando acabarem por si só o líquido fóssil e o conflito, ou quando se extinguir a raça humana. Tudo um dia acaba... Já de que maneira, não é possível prever... :D

4 comentários:

De Marchi ॐ disse...

Eis um puta cara... atribuem a ele a invenção do satélite de telecomunicações também, mas creio, não sei, que tenha imaginado o conceito e não inventado o trambolho em si.
Whatever, uma figura interessante e curiosa.

Pepe disse...

Pois é, essa do Arthur Clark me deixou de cara. Sempre achei um cara exepcional, não sabia que era pedófilo, muito menos paraplégico. Cada vez que leio a biografia de alguém que admiro fico triste, pq parece sempre que a sombra da genialidade é do mesmo tamanho do brilho da pessoa. No final da conta somos todos humanos mesmo e com tantos erros qto for possível se ter. Tô gostando do seu blog e vou escrever sempre que der, Mony.
Vc e o Denuxo moram no meu core e não pagam morada, sempre digo. ;^)

웃 Mony 웃 disse...

Pepe, meu querido, a recíproca é verdadeiríssima. ;)
Seja sempre muito bem vindo. Bóra prosear.
As informações sobre ser paraplégico e pedófilo não sei se são oficiais, vou verificar, mas, quem comentou é fã dele... Fã procura saber tudo, alguns, eu procuro apreciar a obra.
Sei lá, não sei ser tiete, justamente pq é pessoa igual todo mundo, não consigo colocar num patamar de deus como muita gente que idolatra um ator, cantor, banda...
Ninguém é 100% luz, nem 100% sombra...
Mas, vou checar a informação depois comento.
Pelo menos, gerou polêmica. :P

De Marchi ॐ disse...

A fonte é uma merda, mas lá está:
http://veja.abril.com.br/110298/p_047.html