quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Contradições II - Por um mundo cor de rosa.



Pra quem não sabe, detesto cor de rosa desde criancinha, mas, há uma boa causa capaz de me fazer mudar de idéia.
Estamos em pleno Outubro Rosa. Negligenciei o fato por conta do meu silêncio, mas, o mês não acabou e há razões mais que suficientes pra divulgar essa causa sim. Já explico.
Rosa é uma cor tipicamente feminina, nada melhor para lembrar sobre a prevenção e o apoio aos estudos para a cura do câncer de mama, essa doença silenciosa que ronda o universo feminino...
O Outubro Rosa é uma das idéias de Nancy Brinker, sobrevivente da doença. Mas, a história começa muito antes que ela provasse na própria pele. A Fundação Susan G Komen pela cura, surgiu de uma promessa que Nancy fez à sua irmã caçula, Susan, pouco antes que ela falecesse vítima de câncer de mama, aos 33 anos, na década de 70. O plano era que ambas, assim que Susan melhorasse, começassem uma movimentação para que houvesse mais pesquisas pela cura, mais informação e apoio às portadoras. Susan não resistiu, mas, Nancy Brinker cumpriu sua promessa mesmo assim. Foi então que, após algum tempo, surgiu o projeto Pink, corridas pela cura e cada vez mais surgem novas campanhas, idéias e parcerias.

O Outubro Rosa surgiu na Califórnia em 1997 e espalhou-se pelo mundo. A idéia é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo, mas não precisa ser assim: quanto mais cedo o tumor for descoberto, menos invasivo será o tratamento e maiores as chances de cura. No estágio inicial da doença, a expectativa chega a 95%. Vai daí que as visitas anuais à/ao ginecologista, a mamografia frequente a partir de determinada idade (normalmente, 40 anos) e o autoexame são fundamentais.

Aliás, é importante lembrar que o autoexame não deve ser feito como única forma de prevenção. Quando o tumor é detectável no autoexame, é porque já evoluiu - por outro lado, nódulos benignos podem ser confundidos com câncer. O exame clínico e a mamografia são, portanto, indispensáveis como parte da rotina feminina.

A partir de maio de 2009, entrará em vigor a Lei nº 11.664/08, que assegura a todas as mulheres o direito à mamografia periódica realizada gratuitamente pelo SUS após os 40 anos (bem como o exame preventivo de câncer de colo do útero para todas as mulheres sexualmente ativas).

A internet é aliada importante na luta contra o câncer de mama. Nada substitui a visita ao médico, mas a web ajuda com sites informativos, no encontro de mulheres que viveram e derrotaram a doença e na repercussão de ações e campanhas. Alguns dos sites sobre a causa:

Câncer de Mama: Eu Sei o Que é Isso!: mantido pelo Instituto NEO MAMA, há anos fornece mamografias gratuitas a mulheres que não podem pagar pelo exame e conta com a ajuda de todos nesse processo - um clique por dia e você contribui para que as doações de exames pelas entidades apoiadoras continuem.

Enzimas Virtuais: de Daniela, que teve câncer de mama em 2007, já superou a doença e criou o blog para compartilhar sua experiência e ajudar outras mulheres uqe passam por essa mesma situação.

Esperança e Vida: informa sobre organizações de apoio e centros de diagnóstico em toda América Latina.

FEMAMA: a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama mantém o projeto Te Toca Brasil, que visa a sanar as deficiências na área de saúde da mama e garantir condições para a cura das mulheres atingidas pela doença.

INCA - Instituto Nacional de Câncer: traz informações técnicas sobre a detecção e o tratamento do câncer de mama.

Mulher Consciente: uma iniciativa da FEMAMA para esclarecer sobre o câncer de mama. Veicula a campanha Não Aceite Informação Pela Metade para divulgar a importância da mamografia.

Susan G. Komen for the Cure: arrecada fundos para a pesquisa de tratamentos mais efetivos e, principalmente, de uma cura para o câncer de mama.
Site original em inglês
Site de apoio nacional - em português

Mamainfo: Existe vida durante e depois do câncer de mama - site com informações diversas, notícias, novas tecnologias, eventos e tudo o que abrange o assunto.

Chaveiro da vida: Uma proposta paranaense que deve mais é ser incentivada e copiada.

Sim, eu sou por um mundo cor de rosa, um mundo sem câncer de mama!


Algumas considerações minhas sobre a Lei nº 11.664/08:

É muito bom que haja lei regulamentando esse direito, melhor ainda que não houvesse e que ele já fosse garantido anteriormente, pois, saúde é um direito de todos, garantido pelo Artigo 5º da Constituição Federal de 1988.
Enfim, já que as coisas não funcionam assim na prática, que haja lei que regulamente. Porém, e até maio de 2009, as mulheres podem esperar?! Não terão muitas das beneficiadas a triste notícia da doença em estágio já avançado de evolução, caso dependam dessa espera?! Pq não assim que publicada a lei?
Antes só tinham esse direito resguardado as mulheres de 50 anos ou mais, agora estende-se às de 40, mas, pq não às de 30 anos, uma vez que os casos de câncer de mama em mulheres dessa faixa etária, dos 30 aos 40 aumentou dramaticamente? Acaso não merecem esse cuidado também?
Haverão equipamentos suficientes, profissionais treinados em número suficiente e nas localidades mais distantes e/ou desprovidas de recursos, para que os exames ocorram sem demora, uma vez que as agendas do sistema público de saúde são vergonhosas? Sim, pq há necessidade de rápido diagnóstico para que as chances de cura da paciente sejam efetivas. Não basta um papel assinado, é necessário que se cumpra e é isso que toda sociedade quer.
Que tal todos nós ficarmos atentos a esses detalhes e exigirmos o que nos é de direito?! A isso se dá o nome de cidadania.

2 comentários:

De Marchi ॐ disse...

Ótima iniciativa... o câncer é uma doença perniciosa, mas em alguns casos a prevenção aumenta pra caramba as chances de sobrevivência. Falar disso nunca é demais, e é uma pena que a maioria iletrada do país não tenha acesso às informações (o que explica em parte a qualidade da administração nacional, que cria esses disparates legais que você cita na última parte).

P.S.: Para o mês do câncer de próstata, criarei o Novembro Marronzinho!

A Moça disse...

Parabéns pelo post, Mony. É de extrema importancia que a gente fique antenada com esses assuntos!
beijão pra vc :D