quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Escorregadio?!





Uma gracinha como levam o consumidor na conversa aqui no Brasil, mesmo apesar da existência de um código em sua defesa, a Lei n.º 8.078, de 11 de setembro de 1990.
Sim, parece bobagem. A maior parte da população deixa pra lá, mas, isso é um abuso, propaganda enganosa. Isso acontece em muitos produtos, e vai continuar acontecendo enquanto se deixar pra lá.
Nesse caso, o produto não é do meu gosto, mas, é lamentável que uma indústria de grande porte como essa*, que imagina-se ser respeitável, se preste a um papel ridículo como esse. Sujar-se por tão pouco... (Ah! É que na soma, torna-se muito!)

Para quem ainda não percebeu, trata-se de um "erro" matemático, uma vez que 30% de 300 gramas seria 90 gramas, e não 70 gramas, que equivale a 22,33%.
Parece pouco, besteira, mas é engodo, é desrespeito!
Merece boicote. Cidadania também é isso.
Ler os rótulos atentamente é defesa dos seus direitos, respeito pelo seu dinheiro e, ganho real para a própria saúde (principalmente no caso dos alimentícios).
Não acreditar de cara no que se lê é fundamental. Vide as embalagens que dizem: "sem gordura trans", onde se encontra entre os ingredientes a famigerada gordura vegetal hidrogenada. E ela é o que?! Não é trans?! Tchans é que não é!


*Não vou retirar o post e nem corrigí-lo pra não ficar sem sentido. E pra servir de alerta a julgamentos precipitados e quanto à necessidade de conhecer outros pontos de vista antes de concolidar uma opinião. Mas, retiro o que disse à respeito da Bozzanno.
Quem não entendeu a razão é só ver nos comentários.
Admito, dessa vez, quem se enganou fui eu!

10 comentários:

Unknown disse...

Deixa eu dar o meu palpite...
Olha, eu acho que a embalagem está correta.
Se estivesse escrito "30% de desconto" estaria errado, pois os 30% deveriam ter sido calculados sobre o preço (ou sobre o peso) total.
Mas tá escrito "30% grátis". Ou seja, você compra 230 gramas e leva 30% de 230 (=69g) grátis. Na verdade são 70g grátis, mas como eles estão dando 1g a mais não vejo problema.
Ixi, tô chato hoje...

Unknown disse...

Com relação à gordura trans, pesquisei aqui o seguinte (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gordura_trans): se o produto contiver até 0,2g de gordura trans por porção, a Anvisa permite que a embalagem diga "Não contém gordura trans", "Zero Gordura Trans", etc. O problema é que se permite que o fabricante escolha arbitrariamente qual o tamanho de uma porção de seu produto para que fique abaixo de 0,2g. Por exemplo, um fabricante de biscoitos pode imprimir em sua tabela nutricional que uma porção equivale a 1/2 biscoito, e assim induz o consumidor a acreditar que esse produto não contém nenhuma gordura trans.
Beijos, querida!

웃 Mony 웃 disse...

Olá, Luiz!
Muito boa sua passagem por aqui. ;)
Volte sempre.

Bom, é um cálculo interessante esse teu, mas, no geral as porcentagens são calculadas sobre o valor total. Quando não é especificado, principalmente, o entendimento que dá é esse... Do contrário, fica muito confuso pro consumidor. Dá a impressão de que está levando vantagem, quando na realidade está sendo iludido...
Na dúvida, eu sempre faço o cálculo do preço normal para o promocional pra ver se é realmente promoção, se o preço é o normal, ou se estou pagando mais caro, pq, por incrível que pareça, o termo promoção chama tanta atenção que a pessoa acaba levando mais caro achando que faz economia...

Quanto à gordura trans, é um erro permitir que um percentual mínimo seja anunciado como zero. Zero é zero e ponto.
Baixo teor de gorduras trans é uma coisa, zero é outra.
Outra questão importante é a falta de padrão para porcionamento, como dissestes. O povo mal lê o rótulo, alguns que tentam ler a embalagem toda, o valor nutricional, ingredientes e tudo mais, uns não entendem o conteúdo das informações, outros sequer conseguem enxergar a letra...
Há aí um paradoxo, ao mesmo tempo que é um avanço ter as informações do produto detalhadas, vários são os quesitos que deixam a desejar no que diz respeito ao efetivo caráter informativo. Ainda há muito o que se evoluir nesse sentido.

Obrigada pela visita, querido. E não estás chato não. Isso aqui é mesmo pra trocar pontos de vista. ;)
Beijocona.

De Marchi ॐ disse...

Olha, não desmerecendo sua a intenção, mas... o Luiz tá certo. Em "30% grátis", 30% refere-se ao produto (este é grátis, não o preço). Ainda, a sentença começa com a referência às gramas do produto. Pode até soar ambíguo pra alguns (não por culpa do rótulo), mas a empresa não errou...

웃 Mony 웃 disse...

Sim, 30% do produto.
E, pelo que percebi, soou ambíguo para mim, pois o cálculo que fiz foi de 30% sobre a quantidade total do produto(300 grms), não sobre a quantidade a pagar (230 grms). Um tanto quanto confuso à primeira vista.
Tive a oportunidade de ver outras pessoas terem o mesmo raciocínio que eu.
Bom pra prestar mais atenção.
Retiro o que disse à respeito da fabricante.

Por isso trocar opiniões é tão válido pra mim!
Não precisa de desculpar por nada, Denis.

De Marchi ॐ disse...

Isso dá uma boa pegadinha de vestibular hehehehehe

웃 Mony 웃 disse...

Se dá.
A tonta aqui já teria errado... :(

E me deu uma baita reflexão.
Depois conto. Dá assunto pra outro post... Depois, pq já tô virando abóbora. :P

Anônimo disse...

É... antes de ler os comentários minha conta também estava correta.

Whatever... gel para cabelo é tão anos 80!

A Moça disse...

anyway, independente do calculo, acho que devemos mesmo prestar atenção nos rótulos. Existe muitas empresas que agem de má fé mesmo e se não estivermos atentos, entramos pelo cano. Gostei Mony! isso mesmo, vamos colocar o boca no trombone!!!

Unknown disse...

Brigadinho, querida! É um prazer dar pitaco aqui hehehe
Além dessa da gordura trans, lembrei que as cervejas com menos de 0,5% de álcool podem colocar "sem álcool" no rótulo. Acredite se quiser: http://blog.estadao.com.br/blog/advdefesa/?title=rotulo_irregular_de_cerveja_sem_alcool_e&more=1&c=1&tb=1&pb=1
Se você quiser uma cerveja sem álcool de verdade, tem que procurar uma com o rótulo 0,0% de álcool. Absurdo, não?