quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Não custa nada para mim, mas pode ajudar muita gente!



Hoje acontece a segunda edição do Blog Action Day e resolvi participar.
Por mais que falem que falar só não adianta, que isso não é suficiente para mudar a realidade, minha iniciativa foi essa e não mudo. Problema de quem pensa assim, não meu.
Acredito sim que uma pessoa pode fazer a diferença, nem que seja na vida de só mais uma... Se muitas pessoas o fizerem, muitas vidas mudam, se poucas, pelo menos pra quem recebeu a ajuda já resolveu. Pra mim, o importante é fazer, não interessa o quanto. Falar também vale, pq faz pensar, pq é um movimento que pode encaminhar soluções. O primeiro passo é trazer à consciência.
Não vou ficar falando sobre pobreza, sobrecarregar o blog com dados, números, estatísticas, o básico a gente já sabe, basta andar pelas ruas que se vê. Minha inspiração hoje é indicar quem está fazendo alguma coisa sobre o assunto, entidades que promovem ações e discussões, entidades que com as quais podemos colaborar, fiscalizar, sugerir, filiar, interagir, aprender.
Pobreza muitas vezes não é só a material, mas também a emocional, a afetiva. Se não pode doar nada, doe seu tempo, visite um asilo, um abrigo de menores, um hospital, um canil. Procure o ambiente e o tipo de população com quem mais tem afinidades. Há muitas maneiras de colaborar.
A minha, hoje, foi divulgar sites de entidades que fazem algo em relação à pobreza. Vocês podem visitá-los, terem informações de como trabalham, o que podem fazer para ajudar e inclusive receber informações úteis para o dia a dia, pequenas atitudes que podem fazer a diferença. Às vezes é mais simples do que se imagina. E sabem, não é só pelos que sofrem a pobreza, mas por nós, que temos alimentação, moradia e acesso à internet (ou não estariam lendo isso aqui), pois se a pobreza diminui (melhor ainda que acabe), a violência, a desorganização social, habitacional entre outras, também. Quando a vida de um melhora, melhora a de todos ao redor. E isso é feito com educação, e com a disposição daqueles que tem mais, inclusive quem tem mais acesso à educação e cultura. Aliás, uma coisa muito boa e necessária de se doar é educação, pq com ela se contrói muito e este, como dizia meu pai, é o bem mais precioso que podemos ter e o único que ninguém pode nos tirar...

Ficam então alguns sites para que visitem:


Ministério das Relações Exteriores


Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento


Chamado global para a ação contra a pobreza

Care

INESC - Instituto Nacional de Estudos Sócio-econômicos

GCAP

Actionaid Brasil

Exército da Salvação

Cruz Vermelha

Portal do voluntário

Ação da cidadania contra a fome, a miséria e pela vida

Casas André Luiz

Pró Cães

E tantos outros.

Notícias:

ONGs querem mobilizar população contra pobreza


O comércio de armas alimenta a pobreza



Pobreza é alvo de campanha do YouTube



Blog da Louise, que me inspirou a participar!


Outras informações:

Mais sites úteis e outros recursos


88 maneiras de fazer alguma coisa a pobreza agora



Há muito o que se fazer, como, depende de cada um...



Prefiro buscar soluções, movimentar a questão como posso do que ficar esperando que seres do espaço venham aqui nos salvar, resolverem as cagadas que a humanidade como um todo fez. Não precisamos de um messias que venha resolver a situação sem que façamos nada, temos capacidade pra fazermos e bem feito, por nossa conta.


Deixe sua sugestão, algum outro site relacionado, esteja à vontade para manifestar-se e colaborar como puder. ;)




4 comentários:

Anônimo disse...

Lembrando que os médicos recomendam doações às unidades pediátricas, onde muitas crianças carentes estão internadas por longos períodos e não têm muito o que fazer e sentem depressão ou abatimento, o que torna sua cura mais lenta e sua estadia mais dolorosa.
Doem revistinhas em quadrinhos, livrinhos, cds infantis, dvds, rádios, tvs, brinquedos, lápis de cor, papel colorido... qualquer coisa que possa manter a criança entretida e que esqueça por um tempinho que está doente e longe do convívio dos seus amiguinhos ou familiares.

웃 Mony 웃 disse...

Muito bem lembrado, Lou! ;)
Obrigada, minha linda.

Aliás, falando em doações a hospitais, algo muito importante a se doar é SANGUA. Dê preferência a hospitais públicos, pq os privados cobram dos pacientes ou dos convênios por algo que não pode ser cobrado. Além do que, quando há falta eles recorrem aos bancos de sangeu públicos, pois onde não há o fornecimento é feito por eles. E, de certo cobra da mesma maneira e não repassa a verba. ;)
Doar bem é estar atento a esses detalhes. ;)

Ação da Cidadania disse...

Mony,

Nós, da Ação da Cidadania, agradecemos por você ter nos colocado como uma das instituições que combatem a pobreza no Brasil.

Abraços, Norton Tavares.

www.acaodacidadania.com.br
www.blogemacao.com
www.youtube.com/acaodacidadania

웃 Mony 웃 disse...

Não há o que agradecer, Norton.
Vocês fazem um ótimo trabalho. Admiro-os, e no que puder colaborar, contem comigo.
Força, sempre. ;)
Mony


Não contemplei muitos entes competentes e merecedores, mas, podemos aumentar a lista.
Basta que sugiram.