terça-feira, 26 de agosto de 2008

Linguagens universais...






Não menosprezo o Esperanto ou qualquer outro meio de aproximar as pessoas, minimizar certas distâncias, sejam elas culturais, geográficas ou qualquer outra limitação que exista. Mas, uma coisa é verdade, existem certas linguagem universais insuperáveis. E benditas sejam todas elas!
Hoje, uma delas, a que mais gosto de praticar, o sorriso, me fez ganhar o dia.
Flertei no trólebus com um garotinho de uns 10 anos*, portador de deficiência auditiva. Não adoro crianças, (só as que me cativam) mas sou capaz de amar profundamente pequenos desconhecidos...
Esse garotinho me encantou ao primeiro olhar. E não, não tinha nada de criança capa de revista especializada. Aparentemente era uma criança "comum". Eu nem havia notado sua condição e já havia sido fisgada por aqueles olhinhos vívidos.
Depois de uma pequena parte do caminho em pé, surgiu um assento e minha feliz surpresa. O garoto sentado bem de frente para mim me sobrevoava com seus olhos curiosos no meio de uma conversa em LIBRAS com a mãe. Me olhava e sorria...
Manhoso se fez de sonolento e foi se apoiando no ombro da mãe. Pensei que acabaria ali nosso flerte.
Mas, o espertinho tirou da cintura a blusa que estava amarrada, colocou o capuz ao contrário e apoiou a cabeça no vidro. Continuava a me olhar a sorrir, fazia sinal de "jóia" com o polegar, piscava, fazia sinal de silêncio por debaixo da blusa; creio que para não deixar a mãe enciumada. (Da linguagem universal do sorriso, partimos para outra igualmente deliciosa, a do carinho...) Piscava novamente, acenava, fazia carinho no próprio rosto, mandava beijo e sorria novamente. E eu lhe sorria de volta sorrisos aos montes, que isso nunca me foi difícil. Lhe respondia os gestos e me divertia como se tivesse a idade dele... Foi uma delícia. Mandavamos beijos. Nossa paquera corria solta enquanto a mãe falava ao celular, até que o sono o venceu.
Eu fiquei velando o sono do garotinho encantador por todo o trajeto, triste por não poder me despedir dele antes de descer. Saí do lugar e me dirigi à porta um ponto antes do meu, ainda de coração partido, mas, ao mesmo tempo feliz pela oportunidade.
Eis então que como que pressentindo acorda o anjo e me busca com os olhos, pude acenar a ele em despedida e ser brindada com mais um de seus deliciosos sorrisos, que claro teve outro meu em agradecimento. Olhei bem em seus olhinhos curiosos e disse, VOCÊ É LINDO! Ele, não sei se entendeu(nem precisava, ele já deve saber!), mas a mãe se desmanchou num sorriso e creio que contou a ele depois...
Não sei seu nome, ele não sabe o meu, mas tenho certeza de que esse momento vai ficar na minha memória por muito tempo, tomara na dele também, pq o carinho é a única linguagem que o coração entende. Se um dia me entristecer, vou me lembrar daquele sorriso e dos olhos de anjinho atrevido e encantador... E de tantos outros olhos e sorrisos carinhosos que tenho a felicidade de ter sempre por perto, e me lembrar de que sou uma feliz abençoada!
Incrível como alguém que não conhecemos, com quem não trocamos muitas palavras, pode fazer uma enorme e boa diferença em nossa vida. Esses momentinhos me fazem sentir com o dia ganho!



*Não eu não sou pedófila. Flertar com criancinhas tem outra conotação, a da magia que há na doçura delas...

7 comentários:

Duquesa Diaba disse...

Muita gente esquece que é surdo só não escuta. Ele sente a dor do mesmo jeito, fica feliz, triste, aprende, sacaneia... é um ser 99% normal.

Tanta gente por aí que ouve e não escuta...

Beijing

웃 Mony 웃 disse...

Pois é, querida, os ouvidos t~em de ser mesmo de ouvir, tem gente que os têm quando muito de enfeite... :(
A alma deles é tão igual à nossa, se não for melhor, pq eles são poupados de escutar tantas das bobagens que a gente ouve sem querer...
Afe! Beijing já acabou, grazadeu, aleluia!
Mas beijinho eu aceito e ainda te mando de volta uma beijocona. ;)

De Marchi ॐ disse...

Óia o pau de macarrãaaaaao... hehehehehehe

(num resisti) :D

웃 Mony 웃 disse...

Bobóca! :P

Pepe disse...

Sem palavras.

Janaina disse...

Que lindo Mony!
Lendo assim, me veio em mente o sinal em Libras de "vc é lindo", vou ensiná-lo da próxima vez que nos encontrarmos!

웃 Mony 웃 disse...

Não são mesmo precisas palavras, querido...
Pena que aqui a gente não tem como olhar, sorrir sem os emoticons, gestos dizem tudo.

Obrigada pela visita, Monica, minha linda! Adorei.
Apareça sempre.
Ah! Eu quero muito aprender, me ensine sim. ;)
Ainda vou fazer o curso de intérprete em LIBRAS andei vendo isso e em breve me inscrevo. :)
Beijocona enorme.
E: você é linda!