terça-feira, 1 de abril de 2008

A saúde está na UTI !


PQP!
Nos últimos três dias pude perceber infelizmente que o que já estava péssimo conseguiu piorar ainda mais!
Sim. Já fazia pelo menos um ano que eu não ia a um Pronto Socorro. A situação não era boa naquela época, agora então está de chorar.
Como acompanhante, tive a possibilidade de constatar a precariedade da coisa sem nenhum esforço... Antes se fazia vista grossa, afinal, essa situação não havia chegado ao nosso quintal. Pois é, agora chegou. Não estou falando de hospital público não.

Falo de um cuja aparência impecável serviria tranquilamente como hotel “estrelado” ou fino edifício comercial de outra natureza. O que estraga é só o fundamental pra aquela preciosa e delicada engrenagem funcionar, o atendimento.

Organização não passou nem perto...

Respeito humano, será que alguém por ali conhece?!

Numa só hora eram centenas de pessoas dando entrada e se aglomerando na sala de espera, uma vez que “fazer uma ficha”, que muitas vezes nem chegava ao consultório depois, era uma verdadeira saga heróica.

Nunca vi meia dúzia de atendentes tão atrapalhados, a única coisa que de fato sabiam era a resposta decorada sobre o escandaloso tempo de espera. Vergonhoso, deprimente.

Num lugar onde se faz necessária toda a Paz possível se instalara a lei da selva. A situação era resolvida quase que no grito. Quem não reclama literalmente não tem direito nenhum ali senão o de esperar sem esperança.

Muito me incomoda usar de tom grosseiro para conseguir o que era direito não só nosso, mas, de todos que ali presente estavam. Sim, porquê usando de meus conhecimentos e capacidade de argumentação, consegui resolver o nosso problema, mas e o dos outros?! Acaso o direito deles não era exatamente o mesmo?! E a necessidade deles, não era tão legítima quanto a que defendi?!

Sim, sim para ambos, porém, ali foi o “cada um por si” que reinou. Temo pelos que têm pouca instrução, pouca noção dos próprios direitos e de como reivindica-los, daqueles que se intimidam diante de um uniforme, daqueles que deixam calada a própria voz... Um dia já se passou dessa experiência, mas resta até agora minha indignação e tristeza, pelo que houve, pelo que não deveria haver e pelo que não pude fazer...

Ali, quem entrou bem é bem possível que saia doente, de raiva.

5 comentários:

Vinícius Castelli disse...

Aaahhhh...
O mundo está desabando...

Ah, tudo bem, o que importa é o Curinthia, o Parmera e afins..
Vamo pro Carnaval, pra balada, depois resolvemos isso...

Bjão, Mony

De Marchi ॐ disse...

O que seria de mim sem seus conhecimentos e capacidade de argumentação? :D
Não sei, mas essa guerreira ali comigo eu desabava.
Tá difícil... a gente hoje precisa implorar pra receber aquilo pelo qual pagamos...

웃 Mony 웃 disse...

Vini, é triste, mas, acontece...
É mais fácil não olhar o problema, mas, sai mais caro...
Beijocona.

Denis, não debocha, caraio!
Não sou melhor do que ninguém não, nem pior, só que tem gente que engole o desaforo pelos mais variados motivos.
Eu opto por exigir, já que não há outra escolha...
Ah! E tu te vira muito bem na hora do aperto. Mesmo assim, é gostoso saber que ajudei. ;)
Beijo.

De Marchi ॐ disse...

Ajudou, muito. Sem você eu tinha arriado.

웃 Mony 웃 disse...

Então conta com a minha ajuda, pq sempre estive do teu lado, e quero continuar a estar, pra todo momento, não só pros mais bonitinhos... ;)